Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Em instituições particulares, como no Colégio Fátima, atividades voltaram ontem após breve recesso de julho
O dia de hoje marcou a retomada das aulas em Santa Maria. Após o recesso de julho, a maioria dos alunos voltou à rotina, incluindo as 78 instituições da rede municipal e mais as escolas particulares. No Colégio Fátima, cerca de 1,6 mil alunos voltaram após uma breve semana.
- Sempre desejamos as boas-vindas, demonstrando a satisfação em ter os alunos de volta. Para os menores, montamos murais com as fotos de cada um, preparamos um teatro, ações atrativas - afirma a coordenadora de educação infantil do Fátima, Nilza Maria Noal Garcez.
Mais de 200 escolas da região receberão cartão para pagamento de contas
A sinceridade costuma ser uma marca das crianças, e com a aluna Pietra Henke de Souza, estudante do 1º ano do Ensino Fundamental, não foi diferente.
- Eu queria mesmo era mais uns dias de férias, mas, ao mesmo tempo, fico feliz em ver de novo meus colegas - confessa a pequena.
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
O pai de Pietra, o empresário Patric Rodrigues de Souza, 37 anos, acompanhou a filha no primeiro dia do segundo semestre.
- Observo a ansiedade do retorno. O descanso também é uma fase importante para as crianças. Esse ano foi apenas uma semana de parada. Agora, volta-se às obrigações e a rotina de sempre - comenta Patric.
Inscrições para lista de espera do Prouni começam nesta segunda-feira
Nos colégios estaduais, a situação é diferente. É que devido à greve dos professores em 2017, em que algumas escolas chegaram a 94 dias de paralisação, o retorno da metade do ano será em datas distintas. Algumas iniciaram hoje. Outras, como Cilon Rosa e Manoel Ribas, começam amanhã.
ENSINO SUPERIOR
Na Universidade Franciscana (UFN), na Fapas, na Sobresp e na Fisma, as aulas também foram retomadas hoje. Amanhã, a Fames e a Fadisma reiniciam as atividades. Na UFSM, o segundo semestre letivo está marcado para a próxima segunda-feira.